quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Ateísmo prático


Acredito que o ateísmo esteja muito mais presente na sociedade do que as pesquisas apontam. Pois, na verdade, muitos acreditam em Deus teoricamente, mas, e na prática?
Quando realmente temos uma religião e professamos uma crença, esta influencia nossa vida em diversos aspectos e proporções. Mas, se estamos inseridos em uma religião e os seus ensinamentos religiosos e morais em nada afetam nossa conduta, esta fé se torna passiva, fria e, aos poucos, mentirosa.
Se digo que creio em uma verdade mas não me interesso por conhecê-la e o pouco que conheço não muda minha rotina e nem mesmo é capaz de influenciar nas minhas decisões, então vivo um ateísmo prático, pois vivo como se Deus não existisse.
Digo que desejo o céu, mas nada movo para conquistá-lo. Digo que creio em Deus, mas só me lembro que Ele existe quando uma necessidade temporal me interessa.
Ser católico é muito mais que receber os Sacramentos e colocar os filhos na catequese. Não se iludam, pensando que esta fé passiva seja garantia de salvação. A verdadeira fé não se restringe a uma teoria, mas move a razão, inclinando-nos a optarmos sempre pelas atitudes mais perfeitas, temendo a Deus e o testemunhando com a nossa vida.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mt 7,21)

(André Krupp)


Nenhum comentário:

Postar um comentário