quinta-feira, 12 de julho de 2012

Liturgia das Horas: a oração de toda a Igreja


A liturgia é, sem dúvida, a maior das orações. Nela não rezamos sós, mas nos unimos a toda a Igreja para, em uma só voz, elevarmos nossos pedidos, súplicas e louvores a Deus.
Para somar à Liturgia da Palavra e à Liturgia Eucarística (celebradas na Missa), a Igreja nos propõe a Liturgia das Horas. Um conjunto de salmos, leituras e cânticos distribuídos em diversas horas ao longo de todo o dia. A Liturgia das Horas, ou Breviário Romano, pode ser celebrada em comunidade, presidida por um sacerdote ou diácono; em grupo; ou a sós.
Os sacerdotes e a maioria dos religiosos têm como regra de vida a oração diária do Breviário, mas todos os leigos são também chamados a esta prática. São muitas as horas para oração e meditação ao longo do dia, mas existem aquelas que podemos destacar como principais, ou mais importantes. São elas:
- Laudes: seis horas da manhã, ou logo ao acordar, como primeira atividade do dia;
- Vésperas: seis horas da tarde; ou ao final das atividades diurnas;
- Completas: nove horas da noite, ou antes de dormir.
Além destas, ainda temos orações para as 9h, meio-dia e 15h.
Na correria do dia a dia, até mesmo para os padres e religiosos, a oração de todas as horas tem se tornado cada vez mais difícil, mas se compreendermos a importância da Oração das Horas na nossa vida espiritual, com certeza encontraremos um tempo para rezarmos pelo menos alguma das horas principais.
Acordar quinze minutos mais cedo para rezar as Laudes, se retirar para o local de repouso um pouco mais cedo para rezar as Completas, se reunir com a família, amigos ou comunidade alguns dias na semana para rezar as Vésperas são atitudes que podemos tomar sem muita dificuldade e que com certeza acrescentarão muito em nossa vida espiritual.
Ao contrário do que muitos pensam, a Liturgia das Horas, assim como as outras liturgias da Igreja, não é algo chato ou monótono, mas uma forma bela e dinâmica de aflorarmos a nossa oração em comunhão com toda a Igreja.
Na Liturgia das Horas, celebramos os santos, as festas da Igreja, além de entoarmos belíssimos hinos e meditarmos nos salmos e homilias de grandes santos da Igreja. Em meio a esses louvores, também elevamos nossas preces e temos oportunidade de realizar nossos pedidos espontâneos. Fazemos exame de consciência e clamamos a misericórdia de Deus. Cantamos o Magnificat, o Benedictus e tantos outros lindos cânticos da Palavra de Deus. Em resumo, fazemos um ótimo exercício espiritual, conhecemos mais da Palavra de Deus, da vida e dos escritos dos santos e nos unimos a toda a Igreja.
A Liturgia das Horas é uma oração completa para todos os cristãos. Rezemos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário