terça-feira, 1 de maio de 2012

O legado de João Paulo II

Celebramos hoje o primeiro aniversário da beatificação do nosso amado Papa João Paulo II. 
Não é de se estranhar que tantas capelas estejam sendo erguidas em sua memória. Um grande homem, que liderou por gerações a grande nação católica em odor de santidade. O Papa da Eucaristia, da Virgem Santíssima. Papa peregrino. O Papa da juventude. O grande líder de uma Igreja renovada.
Suas palavras guiaram nossos passos, mas a sua vida converteu milhares, milhões de corações pelo mundo. Seu carinho, seu amor, sua humildade e piedade fizeram o mundo se sentir órfão naquele 2 de abril de 2005.
Um papa que quebrava os protocolos, que amava o homem, independente de sua crença, porque via nele a imagem de seu Criador. Um papa que amou e conquistou o mundo talvez como nenhum outro o tenha feito.
Ele nos reensinou a amar a Igreja de Cristo e a entregarmos nossa vida por ela. Um sábio ancião de espírito jovial que se derramou até a última gota para que suas ovelhas se mantivessem seguras no aprisco.
Um grande pai que gerou, com a sua santidade, a fé dos adultos de hoje. Novos padres, novos pais e mães de família, irmãos e irmãs de tantas congregações espalhadas pelo mundo. Novos adultos, que outrora, quando ainda jovens, viram naquele homem a presença do Bom Pastor.
Como não se emocionar ao ver aquele homem inclinar-se para beijar o chão de todos os lugares por onde passou? Como não se alegrar ao ver seu sorriso diante de milhões de jovens em suas jornadas pelo mundo? Como não reconhecer nele a figura de Jesus Misericordioso ao perdoar aquele que tentara lhe tirar a vida?
Um homem santo que nos ensinou, com seu testemunho, a orar e a depositar as nossas esperanças no Sagrado Coração de Nosso Senhor.
É difícil não imaginar que agora, no Céu, ele está sentado ao lado da Virgem, intercedendo para que tenhamos força para enfrentar esse mundo cada vez mais descrente.
Queremos terminar esse texto com a oração que nosso pastor lhe fez exatamente há um ano:
“Feliz és tu, amado Papa  João Paulo II, porque acreditaste! Continua do Céu – nós te pedimos – a sustentar a fé do Povo de Deus. Muitas vezes, do Palácio, tu nos abençoaste nesta Praça! Hoje nós  te pedimos: Santo Padre, abençoa-nos! Amém.”
                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário