domingo, 20 de maio de 2012

3° Dia: O Amor é uma água que mata a sede - Novena de Pentecostes


ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS

† Sinal da Santa Cruz
Senhor, abri a minha boca. E cantarei vosso louvor.

Espírito Divino, de poder infinito, peço-vos abrir o caminho da perfeição, do afluxo de graças santificadoras, da harmonia, do amor e adoração à Santíssima Trindade, da bem-aventurança para mim, para minha família e para todos que vos invocam.
Vossa luz e graça nos façam alcançar tudo que por bondade divina nos dais de presente para que o nosso amor aumente e se aperfeiçoe sempre mais, para maior amor e glorificação à Santíssima Trindade por meio do Imaculado coração da Virgem Maria.
Dai-nos dos vossos dons e frutos. Permiti que sejamos canal da divina caridade, templos da presença divina e mensageiros da harmonia e do amor. Amém.



TERCEIRO DIA: O AMOR É UMA ÁGUA QUE MATA A SEDE

O amor é chamado também fonte de água viva. Nosso Divino Redentor disse à mulher samaritana: Aquele que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede (Jo 4,13).
O amor é pois, uma água que mata a sede; aquele que ama a Deus sinceramente, não busca nem deseja coisa alguma fora de Deus, porque em Deus acha todos os bens. Assim contente com o possuir a Deus, repete em seu coração: “Meu Deus e meu tudo!” “Ó meu Deus, vós sois o meu único bem.” Mas Deus queixa-se de tantas almas que vão mendigar junto das criaturas alguns miseráveis e curtos prazeres, e o abandonam, Bem Infinito e fonte de todas as alegrias: “Eles me abandonaram, a mim que sou a fonte de água viva, e cavaram para si cisternas, que não podem reter a água”.
Aí está, porque o Senhor que nos ama, e deseja ver-nos contentes, e nos chama a todos: “Se alguém tem sede, venha a mim. Quem deseja a verdadeira felicidade, venha a mim, dar-lhe-ei o Espírito Santo, que o fará feliz nesta vida e na eterna: Sentirá correr de seu próprio seio rios de água viva, como os profetas anunciaram”.
Aquele, pois, que crê em Jesus Cristo, e o ama, será enriquecido de tantas graças, que de seu coração, ou de sua vontade, que é como seio da alma, fluirão fontes de santas virtudes, que o ajudarão não somente a santificar a própria vida, mais ainda a comunicá-la aos outros.
A água misteriosa de que nos fala Nosso Senhor Jesus Cristo, é precisamente o Espírito Santo, o amor substancial, que ele nos prometeu enviar-nos do céu depois de sua ascensão: “Ele disse isso acerca do Espírito, que haviam de receber os que cressem nele; porque ainda o Espírito não fôra dado, por Jesus não ter sido ainda glorificado”.
A chave que abre os canais desta água desejável, é a oração, pela qual obtemos todos os bens em virtude da divina promessa: Pedi e recebereis.
Somos cegos, pobres e fracos; mas a oração nos consegue a luz, a riqueza e a força da graça. Com a oração nós podemos tudo, dizia São Teodoreto. Aquele que ora, recebe tudo que deseja. Deus quer dar-nos suas graças, mas quer ser rogado.

Meu Jesus, dir-vos-ei com a Samaritana, dai-me desta água de vosso amor, que me faça esquecer a terra, e viver só para vós, ó amável e infinito bem. “Regai o que é seco”. Minha alma é uma terra seca, que não produz senão abrolhos e espinhos de pecados. Ah! Inundai-a com as águas da vossa graça, para que produza algum fruto para vossa glória, antes que a morte me arrebate deste mundo.
Ó fonte de água viva, ó Bem supremo, quantas vezes vos deixei pelas água lodosas da terra, que me privaram do vosso amor! Ah! Melhor seria ter morrido antes de vos ofender. Mas, no futuro, não quero mais buscar nada fora de vós. Ó meu Deus, socorrei-me e fazei com que vos seja fiel.
Maria, minha Esperança, cobri-me sempre com vosso manto. Amém

ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

Espírito de Jesus, Vós sois a água viva que vem saciar a minha sede de caridade e santificar a minha vida para que eu dê frutos em abundância. Peço-vos renovar em mim os dons do meu batismo e da minha confirmação. Enchei o meu coração dos vossos frutos de caridade, alegria, paz, paciência, espírito de serviço, bondade, humildade, confiança em Deus e nos outros, doçura, autodomínio e de todas as outras virtudes. Que Deus Pai seja glorificado pelas minhas obras de misericórdia. Espírito Santo, concedei-me viver na vossa intimidade para que vos ame e adore constantemente. Amém.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...


*esta novena foi composta por Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário