quinta-feira, 22 de julho de 2010

As pedras atiradas pelo catolicismo de berço


Interessante. Navegando hoje (dia de Santa Maria Madalena) pelo Twitter, é possível observar inúmeras piadinhas feitas com o nome da santa. Não podemos condenar a falta de conhecimento histórico dos tuiteiros, nem muito menos tentar apagar o estereótipo criado sobre a figura de Maria Madalena. Mas, uma coisa vale a pena ser discutida: como a falta de conhecimento em relação à Igreja influencia para que muitos não se sintam atraídos por uma vida em Cristo.
Em nosso país, onde a maioria das pessoas recebem aquele “catolicismo de berço”, o conhecimento em relação aos ensinamentos e à história da Igreja é muito superficial. Quase sempre distorcido ou reduzido.
É de se pensar: será que se as pessoas tivessem acesso, verdadeiramente, ao que é a Igreja Católica, seus santos, sua doutrina, seus ensinamentos... continuariam a julgá-la como ultrapassada?
A ideia de uma Igreja falida é fruto do pouco conhecimento das pessoas a respeito da mesma. E o conhecimento necessário não será fruto apenas de pesquisas no Google, mas sim do testemunho verdadeiro dos cristãos, que vale mais que discursos teológicos.
É nosso dever como cristãos anunciar ao maior número de pessoas possível a verdade. Pois, se alguém conhece a verdade, é liberto de todo preconceito e ignorância. Anunciemos, não apenas pregando, mas vivendo o Evangelho e toda sua radicalidade. Uma radicalidade no amor.
Não nos indignemos com as piadinhas sobre Maria Madalena. Façamos sim nosso dever de evangelizadores. Quem sabe, assim, num futuro nem tão distante, possamos vivenciar o dia de Santa Maria Madalena ouvindo comentários a respeito de sua fidelidade e coragem, que a fizeram seguir o Mestre até a Cruz. O estereótipo existe? Existe. Mas não nos rendamos a ele. Sabemos da verdadeira história, por que não contá-la? Hoje é dia de levar Boa-Nova!
Que por intercessão de Santa Maria Madalena, primeira testemunha da ressurreição, Deus nos conceda a graça de sermos ousados no anúncio do Cristo Vivo!

Um comentário: